
Janeiro 11, 2016
Testosterona e alimentos que a diminuem
Vamos entender quais alimentos diminuem a nossa produção endógena de testosterona
Tanto os homens quanto as mulheres produzem quantidades diferentes do hormônio testosterona; ele está muito associado ao desempenho físico. Na mulher temos uma maior produção cerca de 85% produzido pela supra adrenal, já no homem ele vem principalmente do testículo. Existe alguns alimentos que diminuem a sua produção endógena de testosterona; dentre eles temos:
- Semente de linhaça, óleo provindo da linhaça e até mesmo flaxseed oil vendido na forma de suplemento, é um dos piores alimentos que um homem pode ingerir. Linhaça é rotulado como um alimento saudável por ser uma das fontes mais ricas de omega 3, mas isto não é o suficiente para compensar os efeitos negativos na testosterona. Este alimento também é rico em “lingans”, que é um composto que pode imitar o estrogênio no corpo. Inclusive, lingans foram identificados como um dos estrógenos naturais mais fortes do planeta, quanto mais estrogênio você tem, menos testosterona o corpo vai produzir. Se você quer a linhaça pelo Omega3, então o óleo de peixe (fish oil) é uma opção infinitamente melhor.
- Cerveja: Além de conter álcool (que também pode diminuir os níveis de testosterona), a cerveja contém lúpulo, uma planta altamente estrogênica, ao ponto de bagunçar o ciclo menstrual de mulheres que apenas a colhiam no campo. Se você realmente gosta de bebidas alcoólicas e abrir mão não é uma opção, pelo menos opte por algo mais “saudável” para a sua testosterona, como o vinho.
- Soja contém uma quantidade enorme de isoflavonas, que também são compostos extremamente estrogênicos. Existe inúmeros estudos mostrando que a soja diminui a testosterona em animais e humanos.
- Refrigerantes e soft drinks são uma das principais razões para a epidemia da obesidade que estamos vendo no mundo. Somente o fato de ganhar gordura extra já pode afetar a sua testosterona,mas mesmo que você cuide do consumo de calorias e se mantenha magro, refrigerantes ainda vão derrubar a sua testosterona por causa da quantidade excessiva de açúcar
- Fastfood em geral. Qualquer pessoa com um pouco de bom senso já sabe que fastfood sequer pode ser considerado comida. A indústria do fastfood, na tentativa eterna de diminuir custos, vão sempre optar pelos ingredientes mais baratos. Isto inclui carnes de animais sendo tratados com os piores hormônios e alimentados da pior forma possível, uso de óleos vegetais queem sua maioria detonam a testosterona, produtos transgênicos, uso de pesticidas, conservantes, e com o bônus de geralmente serem consumidos com meio litro de refrigerante geladinho – fastfood é praticamente um combo com tudo o que pode derrubar a sua testosterona.

